Experiência Taça Preta no Riso Bistrô

No dia 07 de Junho, Taça Preta proporcionou um jantar no Riso Bistrô com vinhos italianos e algumas surpresas!

IMG_5484

A cozinha comandada pelo João Paulo Frankenfeld sugeriu o menu da noite: a excelente comida dispensa comentários. O cardápio encontra-se em constante renovação e a  saudade de alguns pratos é compensada pelas novas criações do Chef.

Provavelmente você já bebeu um vinho às cegas em alguma degustação ou em alguma brincadeira entre amigos. Porém, já degustou com uma taça preta?

Na taça preta a imparcialidade é ainda maior. A visão mostra indicativo de idade, exclui algumas opções de uvas e também cria tendências em relação ao espectro de aromas.

E começa a degustação às cegas…Um vinho é servido na taça preta aos presentes. Branco, rosé ou tinto? Está preto! O visual não dá dicas. Quais aromas? Na boca é seco ou doce? Tem taninos? Seco, sem tanino, com um leve floral, notas de maçã e cítricos maduros, mineral (pedra de isqueiro), sem notas de madeira, acidez cítrica, corpo médio(-) e álcool médio. Que vinho é esse?

Após a ficha preenchida e recolhida, o vinho foi revelado. Mas, antes vamos ver o que os convidados opinaram:

Qual uva? Votos para Chardonnay, Pinot Blanc e Torrontés englobaram a maioria dos participantes. Pelas estatísticas, a moda foi um vinho tranquilo, varietal da uva Chardonnay, seco, safra 2015 e do novo mundo (Argentina), com média de teor alcoólico de 12,5%.

Os resultados foram muito bons!

O vinho servido na taça preta foi o Chardonnay da Viña Éden do Uruguai, oferecido pelo WineApp.

Durante o jantar, fomos honrados com a presença do proprietário da vinícola brasileira Don Abel, Sergio Luiz de Bastiani, que falou um pouco sobre a suas vinícolas, apresentou e ofereceu para degustação dois vinhos de sua produção: Merlot Reserva 2008 e o Cabernet Sauvignon Reserva 2008.

A sobremesa foi servida junto com o surpreendente Marsala, que tem um ótimo custo benefício!

Os vinhos indicados no menu podem ser adquiridos nas importadoras Mistral e Decanter.

A próxima Experiência Taça Preta está programada para Julho!

Texto: Igor Oliveira Gameleiro

Revisão: Márcio Monteiro e Rogério Felício

Fotos: Rogério Felício e André Valentim

Agradecimentos:

Equipe do riso Bistrô: Daniella Santos, Vinicius, Vanessa,  João Paulo Frankenfeld.

Wineapp: Erick Rocha.

Don Abel: Sergio Luiz de Bastiani.